· Formatação e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos:
Para a apresentação de trabalhos acadêmicos, precisa-se ter coesão, formatação, estrutura na estrutura, excelente redação e a numeração de paginas. Para apresentar um bom trabalho e com as devidas normas acadêmicas, Tem se que seguir as normas da NBR- 14724:2005 da ABNT.
Segue em seguida as seguintes normas:
1. FORMATO
a)Os textos têm que apresentar em papel branco formato A4 – 21 cm x 29.7 cm;
b)Fonte de texto sempre em Times New Roman ou Arial – optar por uma delas;
c)O texto deve ser digitado em preto. As cores devem ser reduzidas ao Maximo, autorizadas somente em gráficos e fotos, porem, bem pouco;
d)Fonte tamanho 12 para o texto;
e)Fonte tamanho 10 para citações longas, notas de rodapé, legendas e fonte das ilustrações e tabelas;
f)As citações longas e diretas (sendo o Maximo permitida de 3 linhas)devem ser digitadas com a fonte 10 ptx, Times New Roman ou Arial. Deve observar também um recuo de 4cm da margem esquerda. Não utilizar aspas;
2. MARGENS E ESPACEJAMENTOS
a)O texto deve ser digitado com o espacejamento de 1.5 entrelinhas;
b)Devem ser digitadas em espaços simples as digitações longas (com mais de 3 linhas), nota de rodapé, referência, legendas de ilustrações e das tabelas;
c)Os títulos das seções e subseções devem começar na parte superior da folha a ser separados dos textos que os sucede por dois espaços de 1,5 ( duas linhas);
d)Para separar o texto de uma citação longa utiliza um espaço simples (1,0);
e)O texto deve ser justificado;
f)As figuras devem apresentar margem esquerda e superior de 3.0 cm; direita e inferior 2.0 cm;
3. PAGINAÇÃO
a) todas as folhas dos elementos pré-textuais do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqüencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual (INTRODUÇÃO), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, tamanho do corpo 10;
b) nas páginas que iniciam um novo capítulo o número da página não aparece, porém a mesma é contada.
c) havendo apêndice e anexo, as suas folhas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento ao do texto principal (NBR 14724:2005).
4. TITULOS E INDICATIVOS
São denominadas seções as partes do trabalho em que é dividido o texto de um documento, contendo a exposição ordenada do assunto. A principal divisão do texto de um documento é denominada seção primária, a qual, por sua vez, pode se dividir em seção secundária, terciária, quaternária, etc.
Empregam-se algarismos arábicos para numerar as seções de um texto. Esse indicativo numérico, alinhado à margem esquerda, precede o título da seção, sendo dele separado por um espaço.
Toda seção primária deve começar em página nova, não valendo esta regra para as demais seções.
5. TITULOS NÃO NUMERADOS
Os títulos: agradecimento, resumo, abstract, listas de ilustrações, lista de tabelas, listas de abreviaturas e siglas, listas de símbolos e sumário, devem ser centralizados sem numeração, digitados em negrito e em letras maiúsculas.
Já o título das referências, apêndices e anexos seguem as mesmas normas das seções primárias – negrito e alinhado à esquerda – porém não são precedidas por números arábicos.
6. ITENS
Deve-se evitar o excesso de itens, sejam eles numerados (4 / 4.1 / 4.1.1 / 4.1.1.1 / 4.1.1.1.1 / 4.1.1.1.1.1 / 4.1.1.1.1.1.1) ou indicados por letras ou símbolos a), b), c), *, ##, etc) restringindo seu uso, ao estritamente necessário. Muitas vezes, um bom parágrafo é muito mais elucidativo do que uma seqüência de símbolos.
7. ALIENARES
Quando você preferir enumerar diversos assuntos, em uma determinada seção, estes poderão ser listados utilizando-se de alíneas, seguindo as seguintes normas:
a) deve ser com recuo de 1,5 cm;
b) texto justificado;
c) o texto que a antecede deve terminar em dois pontos;
d) o texto começa em letra minúscula e termina em ponto e vírgula, exceto a última que termina em ponto;
e) devem ser ordenadas em ordem alfabética: a), b), c);
f) a segunda e as seguintes linhas do texto da alínea começam sob a primeira letra do texto da própria alínea;
g) deve-se evitar a conclusão de uma seção ou subseção com uma alínea.
8. NEGRITO E ITALICO
Deve-se evitar o emprego indiscriminado de negrito ou itálico, reservando-se o uso do negrito para os títulos e o do itálico para palavras estrangeiras.
9. LINGUAGEM
Usar sempre a terceira pessoa do verbo: “espera-se”, “verificou-se”, “analisou-se”, “considera-se”, “define-se” “pretende-se”, “obteve-se”, etc. Não usar as expressões “eu” e “nós”, as quais devem ser substituídas por termos como: “o(a) estagiário(a)/acadêmico(a)”, “a empresa”, “o orientador e o estagiário”, etc.
Não iniciar seções diretamente com citações, tabelas, quadros, figuras ou gráficos sem nenhuma frase explicativa antes.
Usar linguagem clara, precisa, objetiva e revisar o texto (ortografia, pontuação, concordância, uso de vocabulário adequado, organização das frases, ligação entre as ideias, etc.) antes de entregar o trabalho.
A redação deve obedecer ao critério da objetividade e clareza sem termos pouco conhecidos nem tampouco vulgares – simplicidade é a melhor medida.
10. ILUSTRAÇÕES
De acordo com a NBR 14724 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2005, p. 9) às ilustrações correspondem “[…] desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros […]”.
Toda ilustração deve ter fonte, mesmo no caso em que a ilustração foi produzida pelo autor do trabalho. Ressalta-se que para fonte de outros autores estas devem constar nas referências.
Deus projetou no homem a sua semelhança, sabedoria e emoção. Para ser um homem para DEUS é agir com a razão e não com a emoção, consiliar e razao com a emoção sem interferir em tuas atitudes,.